Mato Grosso, Sexta-Feira, 17 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat e Formad apresentam propostas para o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso
O projeto pontua alternativas de desenvolvimentos para setores econômicos, culturais e sociais
Unemat e Formad apresentam propostas para o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso
30/04/2004 18:10:15
por Coordenadoria de Comunicação Social

A Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, em conjunto com o Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – Formad, apresentaram hoje, (29) na Casa dos Luteranos, em Chapada dos Guimarães, o Projeto Mato Grosso Sustentável e Democrático (MTSD).

Produzido por dez grupos de trabalhos envolvendo membros de 21 entidades, entre movimentos sociais, organizações populares e não-governamentais e da Unemat, o projeto aponta para sociedade mato-grossense propostas de desenvolvimento para os setores de Mineração, Indústria, Turismo, Infra-estrutura, Agricultura, Cidades-saneamento, Extrativismo Vegetal e Animal, Recursos Hídricos, Unidades de Conservação e Áreas Indígenas, e Educação.

Tendo como base os princípios do Projeto Brasil Sustentável e Democrático que visa entre outros critérios produzir novos enfoques analíticos, indicadores e idéias para a construção da mudança social, o Projeto para Mato Grosso definiu como objetivos propor alternativas de desenvolvimento, concentrar forças, aproximando atores sociais.

Entre as metas está fomentar a conscientização da sociedade sobre a relevância do desenvolvimento sustentável, diagnosticar situações e fornecer subsídios para as ações políticas norteadas pela visão de sustentabilidade. A proposta vem sendo coordenado desde o ano passado, pela Unemat e o Formad- Um Fórum composto por 35 organizações não-governamentais.

Estiveram presentes no evento, o coordenador nacional do Programa Pantanal, Valmir Ortega, o consultor do Projeto Brasil Sustentável e Democrático, José Augusto Pádua e integrantes do Instituto Sócioambiental – ISA e do Proarco/Ibama. Representando a Unemat estão os pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, Laudemir Zart, de Extensão e Cultura, Solange Ikeda e o professor Clóvis Vailant.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24721 | Impressões: 141860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada